Uma tese de doutorado de mais de 400 páginas do juiz de Direito e cientista político João Damasceno serviu de base para a conversa desta segunda-feira (28) no Bate-papo Ponto Com sobre o quanto a imprensa pode influenciar diretamente em algumas questões, como no caso das eleições de 2010.
Damasceno citou, ao vivo, logo de início, um dos trechos da tese em que descreve espaços de notícias (cronometrados) de um fato político considerado negativo ligado à candidata da situação em um dos maiores telejornais do país e o impacto direto que o tempo dessa notícia acarretou para um segundo turno – manobra que ele defende como estratégica e parcial. E foi enfático ao afirmar: “O que nós temos não são pequenos erros. Se a democracia quiser sobreviver no Brasil, precisamos pensar e repensar em uma forma de controle das empresas de comunicação”. E fez, em seguida, algumas perguntas: “O que é uma empresa de comunicação? É um partido político de oposição ou sustentação do governo em troca de vantagem? É um empresário que vive para ter lucro? Ou é apenas um mediador de um fato?”
O estudante de Jornalismo da UERJ, Matheus Reis, foi o universitário que ajudou o apresentador Cadu Freitas na condução das perguntas. Em uma delas, questionou a atuação das mídias sociais e alternativas sobre como podem ajudar a melhorar a formação da opinião pública.
Para ouvir esse e outros detalhes do programa Bate-papo Ponto Com, clique no player acima.
O Bate-papo Ponto Com é transmitido de segunda a sexta-feira, a partir das 11h05, pela rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Se preferir, ouça o programa ao vivo, aqui no link da rádio MEC AM. Curta também a página da emissora pelo Facebook.