Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

BBC Proms destaca a grandiosa “Missa Glagolítica”, de Leoš Janáček

Programa traz a segunda parte do concerto de abertura do festival, que ocorreu em julho de 2019 no Royal Albert Hall, em Londres

BBC Proms

No AR em 27/09/2020 - 12:00

Neste domingo (27) confira mais uma edição do BBC Proms, o maior festival de música clássica do mundo. No programa, ouça a segunda parte do concerto de abertura da edição de 2019, que destacou a grandiosa “Missa Glagolítica”, de Janáček. 

Uma missa escrita por uma pessoa não-cristã e repleta de momentos de grandeza teatral: a “Missa Glagolítica”, de Janáček, recebeu esse nome a partir da forma primitiva do alfabeto cirílico, usado pelos missionários São Cirilo e São Metódio para converter o povo morávio do século IX.

Embora ateu, a ideia de Janáček compor uma missa não é tão surpreendente - ele teve sua educação básica no mosteiro agostiniano em Brno, e a maioria de suas óperas contêm referências religiosas. Ele também chegou a escrever três movimentos de uma outra missa, como uma peça de demonstração para seus alunos na Escola de Órgãos de Brno. Janáček aproveitou alguns trechos desta peça em sua Missa Glagolítica, que foi iniciada pouco tempo depois de visitar a Inglaterra, em 1926.  

Incentivado por um amigo clerical, que estava desapontado com a qualidade da música religiosa produzida na então Tchecoslováquia, Janáček decidiu criar essa missa utilizando texto da Antiga Igreja Eslavo-Glagolítica, em vez do tradicional latim. 

Com uma escrita espetacular para metais e um solo dramático de órgão antes da entrada final, a grande obra de Janáček estreou menos de um ano antes de sua morte, e é vista como um hino, ao mesmo tempo, religioso e nacionalista. 

Participaram desta apresentação do BBC Proms os seguintes artistas: a soprano Asmik Grigorian, a mezzo-soprano Jennifer Johnston, o tenor Ladislav Elgr e o baixo Jan Martiník, o Coro e a Orquestra Sinfônica da BBC, sob a regência de Karina Canellakis. 

 

Criado em 25/09/2020 - 19:10

Mais do programa