Neste domingo (18), confira mais uma edição do BBC Proms, o maior festival de música clássica do mundo. O programa traz a apresentação que ocorreu em 31 de julho de 2019, no Royal Albert Hall, em Londres, com a Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera, o maestro Yannick Nézet-Séguin e participação do violinista Gil Shaham.
O concerto que será apresentado marcou o aniversário de 150 anos de nascimento de Henry Wood, o fundador deste grande festival britânico, que defendeu a divulgação de novas composições. O destaque nesta primeira parte será para a Sinfonia número 1, de Jean Sibelius, que estreou no BBC Proms em 1903, tendo o próprio fundador Henry Wood na regência.
Para o maestro desta apresentação, Yannick Nézet-Séguin, a Sinfonia número 1 possui bastante do lirismo de Tchaikovsky, que foi um dos maiores professores de Sibelius. A obra, entretanto, também traz a essência da música finlandesa e a luta por Sibelius por uma música nacionalista.
A sinfonia tem quatro movimentos, cada um deles dando muito trabalho aos instrumentos de sopro, além de algumas seções bastante notáveis tocadas pelas cordas e grandes fanfarras de metais. A obra foi escrita por um Sibelius de 33 anos e é tida com a mais romântica das suas sete sinfonias.