Neste sábado (26) confira mais mais um BBC Proms, o maior festival de música clássica do mundo. No programa, o destaque para a jovem e promissora pianista Yuja Wang, que interpreta uma das obras para piano mais desafiadoras que existem: O concerto número 3, de Rachmaninoff.
O terceiro Concerto para piano de Rachmaninoff foi escrito na mesma cidade que abriga a orquestra que se apresenta no programa, a Estatal de Dresden, que começou como uma orquestra da corte de Elector Moritz, da Saxônia. O conjunto já foi dirigido por compositores como Heinrich Schutz, Weber e Richard Wagner, e hoje os músicos serão conduzidos pelo homem que se tornou o primeiro regente convidado principal da orquestra, Myung-Whun Chung.
A obra principal do programa, o Concerto número 3 de Rachmaninoff, foi escrita em Dresden em 1909 e compreende três movimentos que exigem tudo do solista. Josef Hofmann, o pianista para quem Rachmaninov dedicou o concerto, disse que a obra estava além de sua capacidade; mais tarde, outro virtuoso pianista americano, Gary Graffman, disse que desejava ter aprendido a obra durante a sua fase de estudante, quando ainda era jovem demais para ter medo. De fato, este concerto é tido, ao mesmo tempo, como o maior pesadelo e o maior desafio para boa parte dos pianistas.
Mas, parece que a nossa solista convidada do programa, Yuja Wang, não se intimida com muita facilidade. Ela já tocava essa obra com frequência quando tinha um pouco mais de vinte anos de idade. E agora, cerca de dez anos depois, ela diz que é como encontrar um velho amigo. De fato, ela esteve bastante à vontade nesta apresentação durante a edição de 2019 do BBC Proms.