Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o Concerto de Abertura do BBC Proms 2021

A estreia da temporada de 2021 trouxe obras de Poulenc, Vaughan Williams e James MacMillan

BBC Proms

No AR em 08/06/2022 - 00:00

Todo verão, em Londres, acontece o maior festival de música clássica do mundo: o BBC Proms. Um festival familiar, amigável, mas sempre radical e inovador, criado em 1895 pelo maestro britânico Henry Wood. 

No ano do aniversário de 150 anos do Royal Albert Hall, a temporada de 2021 finalmente viu o público retornar aos concertos ao vivo, embora em quantidade mais limitada de pessoas. E o palco expandido do salão também permitiu que os músicos se organizassem respeitando o distanciamento social. 

No Concerto de Abertura da temporada de 2021, que será apresentado nesta quarta-feira (8), a Orquestra Sinfônica da BBC trouxe obras de Poulenc, Sibelus, Vaughan Williams, além de uma música inédita de James MacMillan. 

Celebrando o retorno dos músicos e da plateia após grande período de restrição por conta da pandemia, nada mais apropriado que a obra inicial seja a lendária “Serenata à música”, que Vaughan Williams escreveu em homenagem ao fundador do BBC Proms, Henry Wood. A obra foi composta para um concerto no Royal Albert Hall de Londres em outubro de 1938, para marcar o quinquagésimo aniversário da estreia de Wood como maestro. 

Outra obra de destaque neste concerto foi o trabalho recém-encomendado de James MacMillian, intitulado “When Soft Voices Die” (Quando vozes suaves morrem). O compositor escocês MacMillian frequentemente explora seu relacionamento com a sua terra natal e com a sua fé católica. A composição foi escrita em cima dos poemas “The flower that smiles today” (A flor que hoje sorri) e “Music, when Soft Voices Die” (Música, quando vozes suaves morrem), do escritor romântico inglês Percy Bysshe Shelley. Segundo o compositor, embora ambos os poemas tragam uma certa melancolia, eles também nos lembram das coisas que são profundamente importantes para nós (como a beleza, virtude, amizade, amor e música), especialmente em tempos de provação e perda que vivenciamos durante a pandemia.

A estreia do BBC Proms de 2021 vai ao ar nesta quarta-feira, à meia-noite, na MEC FM.

Criado em 06/06/2022 - 15:56

Mais do programa