Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A "Sinfonia número 2", de Sibelius, é o destaque do BBC Proms

Confira a segunda parte do Concerto de Abertura da temporada, realizado em 30 de julho de 2021

BBC Proms

No AR em 15/06/2022 - 00:00

Nesta quarta-feira (15), confira mais um BBC Proms, maior festival de música clássica do mundo.

O programa segue com o Concerto de Abertura da temporada, realizado em 30 de julho de 2021, com a Orquestra Sinfônica da BBC e a maestrina Dalia Stasevska interpretando, na íntegra, a Sinfonia número 2, de Sibelius.   

O compositor Jean Sibelus é um dos favoritos da maestrina do concerto de hoje, Dalia Stasevska. Ela diz que gosta de chamar a Segunda Sinfonia do compositor de "Sinfonia italiana".

Segundo Stasevska, “É quase como quando você combina o sol e o calor italianos com as florestas e lagos finlandeses.

O resultado é esta composição escrita em 1901 por Sibelius”. Então, como diz Dalia, este é Sibelius, o grande finlandês, inspirado na Itália. 

O compositor começou a escrever a sinfonia enquanto estava de férias na cidade costeira de Rapallo e depois em Roma em 1901. Portanto há uma forte sensação de sol da região sul no movimento de abertura da obra.

O segundo movimento faz uma alusão à procissão de um peregrino. Depois, há uma energia carnavalesca no terceiro movimento e tudo termina com uma marcha heróica em direção ao sol do Sul. 

A obra foi apresentada durante a abertura do BBC Proms de 2021 pela Orquestra Sinfônica da BBC, sob a regência de Dalia Stasevska. 

O BBC Proms vai ao ar nesta quarta-feira, à meia-noite, na MEC FM.

Tags:  bbcs proms

Criado em 13/06/2022 - 16:00

Mais do programa