Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nova temporada do BBC Proms estreia com o Requiem, de Verdi

O concerto de abertura ocorreu em 15 de julho de 2022, com a Orquestra Sinfônica da BBC, sob a regência de Sakari Oramo.

BBC Proms

No AR em 02/08/2022 - 12:31

A temporada de 2022 do BBC Proms, que vai ao ar neste domingo (7), já começa com uma das mais extravagantes obras para coral e orquestra. Estamos falando do visceral Requiem, de Verdi, peça perfeita para celebrar o início do maior festival de música clássica do mundo. 

A Missa de Réquiem, de Verdi, é uma obra de grandes extremos expressivos, uma composição quase operística. Na época de sua estreia, em 1874, muitos reclamaram que era muito dramática e que não poderia ser religiosa. Posteriormente, os críticos entenderam que Verdi estava se expressando à sua maneira. Como um compositor de caráter mais dramático, ele estava usando sua própria linguagem. O maestro do século 19 Hans von Bülow comentou que o Réquiem de Verdi era uma “ópera em trajes eclesiásticos”. E para o compositor Johannes Brahms só um gênio poderia ter escrito tal obra. 

A primeira apresentação desta obra em Londres ocorreu logo depois da estreia, justamente no auditório do Royal Albert Hall, e foi um show descomunal, um grande evento no calendário musical da cidade. Uma crítica em um jornal da época afirmou que: “Raramente presenciamos uma reunião de compositores, cantores e outras celebridades musicais como aquela reunida no Royal Albert Hall para a primeira apresentação deste Requiem”. 

E agora, quase um século e meio depois, voltamos ao auditório do Royal Albert Hall, de Londres, nesta abertura da nova temporada do BBC Proms, que ocorreu em 15 de julho de 2022. O Requiem, de Verdi, foi interpretado em toda a sua intensidade operística por um deslumbrante quarteto de solistas: a soprano Masabane Cecilia Rangwanasha, a mezzo-soprano Jennifer Johnston, o tenor David Junghoon Kim e o baixo-barítono Kihwan Sim. Eles se juntaram ao Coro Sinfônico da BBC, o Coro do Festival Crouch End e à Orquestra Sinfônica da BBC, sob a batuta de seu maestro principal, Sakari Oramo. 

A temporada de 2022 do BBC Proms vai ao ar neste domingo, ao meio-dia, na MEC FM.

Tags:  Requiem Verdi

Criado em 02/08/2022 - 12:31

Mais do programa