Para incentivar o consumo de peixe e frutos do mar em todo o pais, acontece neste mês a 14ª Semana do Peixe, iniciativa do Ministério da Agricultura, com extensa programação até o dia 15 de setembro.
Com o tema "Saúde e sabor", a iniciativa é coordenada pela cadeia produtiva do pescado, com apoio de diversas instituições. A ideia deste ano é criar uma terceira época de grande consumo do pescado, após a Semana Santa e o Natal.
A afirmação foi feita por uma das coordenadoras da Semana, Meg Felippe, em entrevista ao Brasil Rural desta sexta-feira (1º).
O Brasil, apesar do alto potencial de produção, ainda tem um consumo bem inferior à média mundial. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), o consumo brasileiro é inferior a 10kg/hab/ano, mesmo patamar mundial da década de 60. De 2014 para cá, a média mundial variou entre 20kg/per capita/ano. No ano passado, a iniciativa proporcionou aumento de 30% na venda de pescado no varejo.
Ouça íntegra da entrevista no player acima.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional do Alto Solimões e sábado, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.
*Com informações da Assessoria de Imprensa