O Brasil Rural aproveita a reflexão do Outubro Rosa para falar sobre a saúde da mulher do campo. A entrevistada é a coordenadora de Programas e Projetos na Área da Saúde do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Deimiluce Coaracy.
Ouça a entrevista no player abaixo:
O SENAR desenvolve o programa Saúde da Mulher, que tem como um dos objetivos incentivar a prevenção do câncer de mama. Deimiluce destacou as palestras educativas e exames preventivos feitos ao longo do ano.
Ela lembrou que o tratamento depende do estágio da doença e ressalta que é fundamental as mulheres rurais terem acesso a todos os serviços, pois somente o autoexame não é suficiente.
A coordenadora ressaltou que os homens também precisam fazer o exame, mesmo que os índices da doença sejam pequenos no gênero masculino.
A ação do SENAR foca ainda na prevenção do câncer de colo de útero e ovário.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.