Hoje vamos falar sobre o uso racional dos antibióticos. Será que na veterinária o problema da automedicação também pode ocorrer? Para discutir o tema, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Resistência a Antimicrobianos na Agropecuária (AgroPrevine). O objetivo é fortalecer as ações de prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos, utilizando como ferramentas educação sanitária, vigilância e defesa agropecuária.
De acordo com a auditora fiscal e integrante da Comissão sobre Prevenção da Resistência aos Antimicrobianos em Animais do Mapa, Suzana Bresslau, qualquer uso inadequado desses medicamentos pode aumentar o surgimento de microorganismos multiresistentes. "O uso excessivo do antibiótico acaba gerando a resistência. Isso decorre do uso do produto sem uma orientação adequada do veterinário. A gente sabe também que toda propriedade que tem as boas práticas agropecuárias implementadas vai ter menos problemas com doenças e menos uso de antibióticos", aponta Suzana.
Na entrevista ao Brasil Rural, ela fala também sobre as normas sanitárias para evitar o risco de resíduos no produto para consumo humano e a resistência das bactérias.
Ouça no player abaixo.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.