O Brasil Rural desta sexta-feira responde a uma dúvida do ouvinte sobre a piracema, o período da reprodução dos peixes em que a pesca é proibida. Na maior parte do Brasil, o período de defeso começa a partir do dia 1º de novembro e se estende até 28 de fevereiro do ano seguinte.
Conversamos com José Dias Neto, analista ambiental do Ibama, para saber o que cada um significa: "A piracema é um fenômeno que representa a migração de peixes para a reprodução. Isso acontece durante o período de cheias de rios e neste período os peixes ficam prontos para desova. Já o Defeso vem a ser o período que se protege o peixe neste período. Ou seja, ele visa a evitar a pesca neste período", esclarece.
Aqueles que desrespeitarem a piracema serão penalizados com multa que podem variar de R$ 1 mil a R$ 100 mil. A cota de captura (3 kg a 10 kg) varia dependendo da bacia/região. Para saber qual é o seu caso, consulte a legislação do seu estado.
Segundo José, mesmo os peixes mais sedentários dos rios às vezes coincidem com a época da piracema. Na entrevista, ele falou mais sobre a legislação, disponível inclusive no site do Ibama, item Defeso.
Acompanhe a entrevista completa no player abaixo.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.