O Brasil Rural de hoje vai falar sobre a 15ª edição do Rally da Safra que começou no último dia 15, no Mato Grosso, e vai até 8 de junho, nos estados de MT, GO, MS e PR. Serão 12 equipes em campo, das quais nove avaliarão as lavouras de soja até o mês de março. E outras três irão verificar entre maio e junho as áreas de milho segunda safra. O levantamento acontece em 500 municípios nos 13 principais estados produtores que correspondem a 95% da área de soja e 72% da área de milho.
Sobre o trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição, Marcelo Ferreira conversou com um dos coordenadores do Rally, Valmir Assarice. "A gente dividiu o rally em duas frentes de trabalho. Um carro da nossa equipe vai fazendo visita a associações, reuniões com produtores e sindicatos rurais. Em outra parte do trabalho a gente tem alguns carros que vão fazer a amostragem de campo. Então, a gente vai parando aleatoriamente durante o percurso para fazer contagem de grãos, avaliação de pragas e estimativa de cada talhão de soja. Ao final do dia, a gente consegue entender como é que foi aquele panorama. O objetivo final é estimar a produção de safra brasileira e a divulgação dos dados", diz ele sobre o cenário da soja.
Ouça a entrevista completa:
Ainda sem os números de safra finalizados, Valmir indica um viés positivo. Segundo ele, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apresentam colheitas superiores a safra passada. Agora, as atenções se voltam para o Paraná, onde a safra está mais atrasada. Na entrevista, Valmir fala também sobre as metodologias aplicadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A expedição fará dez eventos regionais - com o objetivo de divulgar dados da safra e apresentar cenários de mercado - e 30 cafés com produtores. A estimativa é percorrer 95 mil quilômetros neste ano, com aproximadamente 1500 lavouras amostradas e 3 mil produtores contatados.
Acompanhe a entrevista no player abaixo.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.