O Brasil Rural de hoje foi até o Parque Nacional (Parna) do Iguaçu, no Paraná, falar sobre a doação de mudas de palmito juçara para agricultores locais. A iniciativa tem por objetivo reduzir o impacto da extração ilegal nas matas do Parna e é parte do projeto Palmito Legal, coordenada pelo técnico ambiental e agente fiscal do Parque, Carlos Henrique Bernardes.
Segundo Bernardes, o objetivo é construir parcerias para aquisição de mudas de palmeiras cultivadas para a produção de palmito, especialmente pupunheiras, e doá-las para agricultores parceiros interessados no seu cultivo. Na entrevista, Carlos fala também sobre o turismo no Parque Nacional do Iguaçu que tem as famosas Cataratas do Iguaçu, e é uma das unidades de conservação mais visitadas no país.
Extinto em outras áreas, o palmito juçara ocorre desde a Bahia até o Rio Grande do Sul e segue ameaçado pelo desmatamento da Mata Atlântica e pela extração ilegal para comércio. "Hoje em dia são poucos fragmentos florestais que ainda tem populações da palmeira juçara. Porque ele é extremamente consumido na região sul e sudeste do Brasil. O Brasil é um dos maiores consumidores de palmito do mundo. E todo ano morrem pessoas tentando tirar palmito do parque. A demanda existe e não adianta só fiscalização", aponta o servidor do ICMBio sobre o roubo de quadrilhas especializadas no parque.
Ouça a entrevista completa no player abaixo.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.
*Com informações do ICMBio