O Brasil Rural de hoje vai falar sobre uma técnica de ensacamento que evita pragas no tomate e reduz também o uso de inseticidas. O programa conversou com o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e autor da pesquisa, Patrik Luiz Pastori.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Segundo ele, a técnica do ensacamento é antiga e já é feita na goiaba, maçã, pêssego e usada desde 1950. Na pesquisa, foi utilizado saco de TNT.
"O tomate é um produto que é vendido pela beleza. A pessoa em casa sempre procura pela qualidade, pela aparência do fruto. Então, nós fizemos várias tentativas para ensacar o fruto. Desde a flor até diferentes momentos. E nós percebemos que o melhor resultado é quando a flor ainda está aberta", declarou.
Entre as pragas mais comuns na cultura do tomate estão a broca-pequena e a traça-do-tomateiro. A pesquisa foi realizada durante dois anos em lavouras de tomateiros na zona rural de Ubajara (CE).
Patrik afirma que, com o método, o custo da produção diminui 40%. Ele ressalta que, mesmo com a técnica, ainda é necessário utilizar inseticida.
Uma das novidades no ensacamento foi o fechamento com elástico e a solda da bordadura.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.