Direto da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), o Brasil Rural conversa com o professor Argemiro Brum. Ele faz a análise dos principais produtos agropecuários neste início de ano.
Os produtores de arroz esperam que as exportações brasileiras venham a melhorar e cheguem a 1 milhão de toneladas neste ano para aliviar um pouco os estoques e melhorar os preços. Já a comercialização do feijão carioca melhorou um pouco em algumas regiões, sendo que nos estados de GO e MG houve bons volumes de venda. Mas, segundo ele, apesar da boa demanda, há alguns fatores que não estão favorecendo o aumento dos preços.
O professor comenta também o mercado para a soja e o milho, carros-chefes da produção agrícola brasileira, e a situação do mercado de carnes. Quanto à soja, a primeira boa notícia é que a safra no país está caminhando dentro da normalidade. A má notícia é que os preços pouco reagiram nestes últimos tempos. Já a Argentina está com perdas na soja, o que preocupa muito por ela ser o terceiro maior produtor de soja do mundo.
Acompanhe a entrevista na íntegra no player abaixo.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.