No “Mercado e Cotações” desta terça-feira (24) o professor Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) Argemiro Brum apresentou a situação dos preços do feijão, arroz, milho, soja e mercado das carnes.
Segundo o economista, os preços do arroz melhoraram um pouco no sul do país, onde representa mais de 80% da colheita do arroz brasileira. Na Argentina, a tendência é de reduzir em 10% e no Uruguai 25% para a próxima semeadura do arroz. Os valores do feijão oscilam entre R$95 a R$130, o saco de 60 kg, em alguns lugares.
O preço da soja cedeu um pouco e, segundo o professor, o conflito comercial entre EUA e China teve forte influência. As cotações do milho em Chicago recuaram. O plantio do milho está atrasado em Chicago e provavelmente o valor aumente no final de maio.
No mercado das carnes, o bloqueio do frango pela União Europeia atingiu muitos frigoríficos no Brasil e causa problemas importantes. Segundo ele: "as coisas vão se complicar", afirma. Para o consumidor, a tendência é de redução no valor da frango.
Ouça a entrevista completa:
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.