Comemorando 40 anos nesta sexta-feira, 6, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) realiza uma média de 22 mil atendimentos por ano. De assentamentos da reforma agrária a terras no Goiás, eles levam a profissionalização e assistência técnica a dezenas de produtores. Sobre a importância da Emater-DF, conversamos com o presidente da empresa, engenheiro agrônomo e extensionista há 30 anos, Roberto Carneiro.
"Nós temos montado equipes específicas para atender esses assentamentos. Para que os agricultores tenham acesso às políticas públicas para o campo e também acesso a inovações tecnológicas adequadas", diz ele sobre as condições nestes assentamentos e o trabalho da Emater-DF.
Na entrevista, o agrônomo fala mais sobre a diversificação da produção no DF e a importância das políticas públicas para o setor:
"É isso que faz com quem essas cadeias produtivas possam então gerar renda, postos de trabalho. E dizendo ao produtor que existe um mercado. Então a gente mostra, promove as capacitações, promove as reuniões para planejar a produção, juntar o produtor com a área do mercado. Essa é a interação que nós promovemos junto com os parceiros. É o governo chegando a área rural", diz ele sobre o papel da Emater como empresa pública.
Acompanhe o áudio completo:
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.