Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Uso do hidrogel pode ser grande aliado da agricultura

Substância é capaz de reter água em quantidade correspondente a mil vezes seu próprio peso, mas há alto custo

Brasil Rural

No AR em 25/04/2018 - 06:52

O Brasil Rural desta quarta-feira (25), fala sobre o hidrogel, substância capaz de reter água em quantidade correspondente a mil vezes o próprio peso, sendo um aliado para a atividade agrícola. A professora e coordenadora da pesquisa, Judith Feitosa, fala diretamente da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre esta pesquisa.

"As moléculas do hidrogel são agregadas umas às outras de forma que ele absorve água sem se dissolver. Pode ser de fonte natural ou sintética". Segundo ela, o material reduz a necessidade de irrigação constante, já que distribui a água aos poucos no solo. O problema é o custo muito alto.

Há estudos sobre alternativas de tornar o hidrogel mais acessível e eficiente a partir de materiais alternativos, como o pó da casca de ovo, reduzindo custo em 20% e ganhando maior capacidade de retenção de água.

Ouça a entrevista completa:

 

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 25/04/2018 - 07:03

Mais do programa