Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Agricultores e extrativistas destinam mais de 218 milhões de hectares à preservação da vegetação nativa

Dados divulgados recentemente pela Embrapa constam do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural, o SiCAR

Brasil Rural

No AR em 31/07/2018 - 12:27

O Brasil Rural desta terça-feira (31) fala sobre os números mais recentes do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), que revelaram a participação do setor rural brasileiro na preservação ambiental. Em fevereiro deste ano, agricultores, pecuaristas, silvicultores e extrativistas destinavam à preservação da vegetação nativa mais de 218 milhões de hectares, o equivalente a um quarto do território nacional (25,6%).

Para falar sobre os dados coletados a partir de informações mantidas no SiCAR pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o programa conversou com o analista da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti. Mapeada pela Embrapa, a área total destinada à preservação, manutencção e proteção da vegetação nativa no Brasil ocupa 66,3% do território. A área é equivalente a 48 países da Europa somados.

"O Cadastro Ambiental Rural trata única e exclusivamente das áreas preservadas dentro das propriedades rurais. Por isso que ele é um cadastro ambiental e é gerido pelo Serviço Florestal Brasileiro. É uma obrigatoriedade que foi prevista dentro do Código Florestal, aprovado em 2012. Desde 2014, os agricultores vem fazendo esse cadastramento e indicando não só o tamanho das propriedades deles mas também aonde estão as áreas de preservação permanente, aonde estão as reservas legais, aonde estão os cursos d'água. Mais de um milhão de nascentes d'água já foram cadastradas no SiCAR", esclarece Spadotti. 

Segundo ele, qualquer pessoa pode entrar no SiCar e fazer o download por município desses resultados por propriedade rural. Hoje, 20% da propriedade não pode ser utilizada. Enquanto na Amazônia esse número cresce para 35% ou 80% destinado à reserva. 

Acompanhe a entrevista completa no player acima. 

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

*Com informações da Embrapa 

Criado em 31/07/2018 - 14:13

Mais do programa