O tema desta sexta-feira (05) no Brasil Rural é nutrição animal. O Brasil é um grande exportador de carne de aves do mundo. Para falar obre o assunto, Marcelo Ferreira entrevistou Patrícia Aristimunha, gerente de serviços técnicos da Kemin América do Sul e doutora em Produção e Nutrição de não ruminantes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ela falou em especial sobre o uso de antibióticos na produção de aves.
Ouça no player abaixo:
Ela declarou que náo é feito o uso de hormônios em aves para o crescimento.
“Existe N razões para isso, entre elas é que o uso de hormônio é ilegal”, ressalta.
A especialista afirmou que não há comprovação na literatura científica da viabilidade do custo-benefício do uso de hormônios na produção avícola.
Patrícia disse que "promotores de crescimento" são agentes antibióticos utilizados nas aves com o objetivo de aumentar a performance zootécnica. O melhor desempenho ocorre devido à redução da incidência de infecção clínica e subclinica.
Ela esclareceu que hoje a tendência é evitar esse uso, tanto no mercado externo como no interno. Segundo ela, o mercado brasileiro não é tão exigente quanto o externo, mas já procura soluções alternativas e menos agressivas na produção animal.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.