Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Município mineiro se destaca na produção de azeite de alta qualidade

Cidade de Maria da Fé recebeu a primeira muda ainda nos anos 50

Brasil Rural

No AR em 18/10/2018 - 09:12

Atendendo sugestão de um ouvinte, o Brasil Rural desta quinta-feira (18) falou com o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Luiz de Oliveira, sobre a produção de oliveiras em Minas Gerais.

Ouça no player abaixo:


Oliveira

Segundo o coordenador, a produção de azeite aumentou e hoje há mais regiões produtoras no Brasil, como São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Ele explicou a origem da plantação de oliveiras em Minas Gerais. O Município de Maria da Fé começou a produção com a chegada de um português, na década de 1950, que percebeu as semelhanças entre o clima local e a região onde morava em Portugal. A oliveira é uma fruteira de clima temperado e deve ser plantada em regiões frias.

Em 2008 foi feita a primeira extração de azeite considerada nacional na cidade.

Hoje, o Brasil tem duas regiões produtoras: Sudeste (concentrado na serra da Mantiqueira) e o Rio Grande do Sul. No Sudeste, a safra de 2018 produziu cerca de 80 mil litros de azeite, de acordo com Luiz. 

Ele apresentou parâmetros na identificação de um azeite de boa qualidade. O coordenador explicou que é preferível que o produto seja armazenado em garrafas escuras. O azeite extra-virgem é considerado de melhor categoria. Quanto mais recente é a fabricação, melhor a qualidade.

Luiz de Oliveira falou também sobre azeite virgem.

 

Maria da Fé, município Mineiro se destaca a produção de azeite


 

“O azeite virgem é aquele que provem unicamente de azeitona. Ele é feito por processos mecânicos, ou seja, físico. Na extração desse óleo não existe nenhum produto químico envolvido nessa etapa", afirmou.

 

 

Se esse azeite apresentar características superiores, a exemplo da acidez, será classificado como extra virgem.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 18/10/2018 - 09:26

Mais do programa