Dizem os especialistas que os sapos são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema. Possivelmente, por serem espécies mais sensíveis às variações de desmatamento e desequilíbrio ecológico. A boa notícia para o meio ambiente é que foi descoberta recentemente, em Santa Catarina, uma nova espécie de sapo, mini sapo na verdade que chegam ao tamanho de uma unha. Sobre este assunto, Marcelo Ferreira conversou com o pesquisador da ONG Mater Natura e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Marcos Bornschein.
Ouça no player abaixo:
"Esses mini sapos realmente são bem mini. Já eram conhecidos como os menores vertebrados do mundo. Recentemente se descreveram duas espécies de mini sapos em Madasgascar, na África, que são um pouco menores do que esses brasileiros", explica o pesquisador.
Ele acrescentou que é difícil achá-los na floresta, pois vivem embaixo das folhas; no entanto, como emitem sons, é possível encontrá-los.
Segundo o professor, esses mini sapos são muito sensíveis ao ambiente. E é através deles que é possível entender as mudanças no clima. O próximo passo agora é monitorá-los.
O projeto teve apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção da Natureza.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.