Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fotógrafo registra cotidiano de comunidades ribeirinhas e indígenas no norte do Brasil

Rubens Matsushita fotografava a rotina das comunidades ribeirinhas na reserva extrativista do Cazumbá- Iracena no Acre desde 2012

Brasil Rural

No AR em 03/12/2018 - 08:53

O Brasil Rural desta segunda-feira (03) entrevista o fotógrafo e biólogo, Rubens Matsushita. Ele fala sobre sua experiência como fotógrafo junto a comunidades ribeirinhas e indígenas na reserva extrativista da região norte.

O fotógrafo explica que começou esse projeto a convite do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBIO em 2012. Matsushita fotografava a rotina das comunidades ribeirinhas na reserva extrativista do Cazumbá- Iracena no Acre.

Sendo também biólogo, com o contato com as comunidades, as fotografias, além de belas paisagens de fauna e de flora evoluíram para a questão humana.

Fotográfo registra cotidiano de reserva extrativista

Com o projeto surgiram novos trabalhos e novos conhecimentos, a exemplo da produção do açaí, da castanha,a  funcionalidade da casca do Jatobá e o modo de pesca.

 “Eu gosto muito de trabalhar com várias imagens porque elas vão contando uma história, seja de natureza, seja de modo de vida”, ressalta Matsushita.

 

Para o fotógrafo, a ideia agora é expor o modo de vida da comunidade em formato de revista.  Para ver mais fotos acesse o perfil de Rubens Matsushita  no facebook.

 

Ouça a entrevista no player abaixo:


Veja também  o documentário feito com serigueiros extrativistas da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, do Acre, que utilizam uma técnica de pesca conhecida como pesca de visgo:

 

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

 

Criado em 03/12/2018 - 09:24

Mais do programa