Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Água da chuva pode ser acumulada por cisternas de ferrocimento

Técnica de construção aplica camada de cimento sobre estrutura de ferro

Brasil Rural

No AR em 01/02/2019 - 10:01

O Brasil Rural desta sexta-feira (01) conversou com Arnaldo Ribeiro Cerqueira Lima, instrutor e consultor técnico do Serviço de Aprendizagem Rural do DF (SENAR). Ele falou sobre a construção de cisternas de ferrocimento para acumular água da chuva como uma forma de prevenir a escassez de água.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

Arnaldo explica que a técnica de ferrocimento é baseada em painéis de telas de aço e uma camada de cimento e areia por cima deles.

Em relação às cisternas feitas de ferrocimento, o consultor fala que as aplicações tanto no âmbito urbano quanto no rural são muito grandes e o objetivo da cisterna é acumular água da chuva.

 

 “Ele seria uma espécie de 'Bombril', para construções civis de alta resistência e de custo relativamente baixo em relação às chamadas construções convencionais”, destacou.

 

Arnaldo explicou que a água da chuva é pura., com um pH entre 5,5 e 6. Como o tanque é de ferrocimento, tem função bactericída.

Ele contou que o SENAR oferece um curso para capacitar o produtor rural para a técnica de ferrocimento.

Para mais informações sobre a técnica e o curso, é necessário entrar em contato pelo telefone (61) 3004-5406.

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 01/02/2019 - 11:06

Mais do programa