Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Remoção da palha da cana-de-açúcar pode aumentar necessidade de fertilizante

Pesquisador alerta a cadeia produtiva para o ciclo não se romper e ter a reposição de nutrientes no solo

Brasil Rural

No AR em 28/08/2019 - 08:47

O professor Mauricio Cherubim, do Departamento de Ciência do Solo da Escola de Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Univesidade de São Paulo (USP), falou ao Brasil Rural sobre a remoção da palha da cana-de-açúcar que poderá dobrar a demanda de fertilizantes para repor nutrientes no solo no Brasil.

Ouça no player abaixo:

 

Cherubim explicou que a planta é um grande transformador, porque ela retira do ar o carbono, do solo os nutriente e a água e acumula em sua biomassa.

A palha acumula uma série de nutrientes. Quando é removida, esses nutrientes se perdem. O ideal é que permaneça no solo para dar continuidade ao ciclo.

A ideia da pesquisa é alertar a cadeia produtiva sobre a ausência das palhas no solo, que pode aumentar a necessidade de fertilizantes. 

 

"Talvez havia essa impressão de que a palha era um resíduo. Em estudos feitos no exterior, a tradução literal é que a palha era um lixo e é muito longe disso, é extremamente importante", afirmou.

 

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.   

Criado em 28/08/2019 - 10:08

Mais do programa