Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o Chichá, um fruto típico do Cerrado

Parece amendoim, mas o chichá é produzido por uma árvore de 25 metros de altura

Brasil Rural

No AR em 02/03/2020 - 11:51

A Universidade Federal de Minas Gerais realizou uma pesquisa com a Sterculia chicha, mais conhecida por chichá ou amendoim-de-macaco.

O objetivo foi conhecer as propriedades dessa planta encontrada em regiões de cerrado. Seu pé pode chegar a 25 metros de altura e são grãos produzidos dentro da flor dessa planta, diferentemente do amendoim verdadeiro que é a raiz de um pequeno arbusto com cerca de meio metro apenas.

A pesquisa usou como base antigos livros farmacêuticos que descreviam essas plantas há mais de 100 anos. Quem explica é a professora e orientadora Maria das Graças Lins Brandão em entrevista ao programa Brasil Rural.

Ouça no player abaixo e conheça mais sobre chichá:


 

“É uma linha (de pesquisa) dentro da história natural. A gente está recuperando as informações dessas plantas mais antigas, de séculos passados, IXX e XVIII, pegamos manuscritos, compêndios farmacêuticos antigos, procuramos essas plantas e tentamos estudá-las”.

 

A professora falou ainda que há uma estimativa de que 10% de todas as plantas do mundo servem para algum uso e que, só no Brasil, há 45 mil espécies catalogadas, o que daria cerca de 4.500 plantas com potencial alimentício ou farmacêutico.

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  chichá Cerrado

Criado em 02/03/2020 - 12:01

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa