Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Esalq divulga resultado de estudo sobre agrotóxicos no Brasil

Foram avaliadas 20 culturas diferentes pra saber quais as que mais demandam agroquímicos

Brasil Rural

No AR em 18/03/2020 - 10:52

A soja é a campeã na demanda por defensivos no Brasil. A conclusão é de um estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), que analisou as 20 principais culturas em todo país. 

O professor e pesquisador José Machado Menten explicou ao programa Brasil Rural que o clima quente e úmido e a extensão da área cultivada exigem o uso extensivo de agrotóxicos. No entanto, alertou que medidas de redução devem ser usadas. 

Confira na entrevista com José Machado Menten:


“Nós temos sempre que usar todas as medidas de manejo. Só deve se utilizar produtos fitossanitários, sejam eles químicos ou biológicos, quando as outras medidas não foram suficientes”, afirmou.

 

José afirmou que o estudo da Esalq quantifica as vendas das espécies cultivadas.

Ele disse que o Brasil é o maior mercado de produtos fitossanitários. Mas, se for considerar o consumo e a utilização em termos de quantidade e componentes ativos, o país ocupa uma posição satisfatória.

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.  

Tags:  agrotóxico

Criado em 18/03/2020 - 10:52

Mais do programa