Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo do Distrito Federal inicia o monitoramento das capivaras do Lago Paranoá

A pesquisa que começa a ser realizada com as capivaras no Lago Paranoá vai permitir levantar não só o número, mas as condições de saúde desta população de roedores

Brasil Rural

No AR em 20/07/2021 - 14:15

A grande população de capivaras no Lago Paranoá de Brasília, tem chamado a atenção de instituiçoes e autoridades. Com isso, a Universidade Católica de Brasília (UCB), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), começou a realizar pesquisa sobre esses roedores. E para falar sobre esse estudo o Brasil Rural conversou com Helga Correa Wiederhecker, professora da Universidade Católica de Brasília, bióloga, mestre e doutora em ecologia.

De acordo com a professora, o propósito da pesquisa é saber se essa população está aumentando, diminuindo ou permanece do mesmo tamanho.

"Assim quando uma pessoa quando desenvolve um síntoma a gente precisa primeiro entender o problema antes de oferecer o tratamento, no caso das capivaras aqui do lago Paranoá, a gente precisa entender se realmente há esse conflito", explica.  "A gente precisa entender primeiro se a população das capivaras está realmente aumentando ou se é o uso da orla do lago que tem ampliado a possibilidade de conflitos com o animal".

Segundo a pesquisadora, o conflito ser humano vida selvagem é algo que se espera que aconteça. "Na África as pessoas tem problemas com as grandes manadas de elefantes", exemplifica. "Em comparação com esses lugares, o nosso problema é mais simples de ser resolvido".

Ouça a entrevista completa:

Criado em 20/07/2021 - 14:33

Mais do programa