Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo do solo é utilizado para conhecer mais sobre os povos amazônidas

Indícios de modificação de solo e de domesticação de plantas compõe a

Estudo recentemente divulgado indica que no período pré-colombiano, a população que habitava a região Amazônica era bem maior do que se acreditava. Estima-se que entre de 6 e 8 milhões de pessoas viviam no local antes da colonização europeia. Sobre o assunto o programa Brasil Rural conversou com o  pesquisador da Embrapa Solo, Wenceslau Teixeira.

 

Segundo o pesquisador, são vários os indícios deixados por essas populações: “os indícios que nós temos são modificações nos solos (...), e também domesticação de plantas, domesticação da floresta e domesticação mesmo de alguns cultivos, como é o caso da mandioca. Também há alguns outros cultivos, como é o caso do amendoim, da abóbora e de várias outras plantas que essas populações domesticaram. E esses solos e essas florestas, manejadas e mudadas pelo homem ainda estão evidenciadas hoje” explica o pesquisador.

 

De acordo com Wenceslau Teixeira são as marcas das tecnologias e da manipulação da natureza que hoje mostram mais da história brasileira. Ele explica que esses métodos de pesquisa são utilizados para conhecer e entender civilizações muito avançadas como a Marajoára e a Tapajó.

 

O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.



Estudo alerta: espécies de árvores da Amazônia podem ser extintas

Desmatamento na Amazônia aumentou 16% entre agosto de 2014 a julho de 2015

Criado em 09/12/2015 - 19:34 e atualizado em 10/12/2015 - 14:29

Mais do programa