Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tapioca colorida: receita deixa alimento ainda mais saboroso e nutritivo

Preparo enriquece a tapioca branca com cor, cheiro, sabor e valor

A tapioca vem ganhando mais espaço e mais fama por ser uma opção saudável ao pão. Ela é extraída da mandioca, uma riqueza brasileira ainda pouco conhecida e explorada.

 

Joselito Motta, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, conversou com o Brasil Rural sobre as tapiocas coloridas, uma forma diferente de consumir esse alimento.

 

A mandioca era cultivada pelos índios e faz parte da cultura e da história brasileira, explica. A mandioca é uma fonte de energia, um carboidrato saudável. Ela é muito utilizada na produção da tapioca que, por não conter glúten, proteína de cereais, vem se tornando cada vez mais popular.

 

O pesquisador conheceu as tapiocas coloridas em dezembro de 2005, em uma feira de agricultores no município de Irará na Bahia. Lá elas eram feitas com corante. A alternativa encontrada foi fazer a receita com frutas e hortaliças. A primeira experiência foi feita com beterraba e depois também foram feitas tapiocas com maracujá, manga, espinafre e outros. Essa receita enriquece a tapioca branca com cor, cheiro, sabor e valor nutritivo. Por ser colorida desperta também maior interesse das crianças.

 

A mandioca pode ser produzida em solo de baixa fertilidade, é resistente à seca e pode ser aproveitada integralmente, da raiz a parte aérea. Além de ser um produto brasileiro e disponível.

 

“É utilizar os recursos que a gente tem. O trabalho que a gente pode desenvolver, principalmente com a mandioca, representa o equilíbrio social melhor para o país.” explica Joselito Motta.

 

São várias as formas de consumir a mandioca e a tapioca. Joselito também fala da “pizzaioca”. Nessa receita a tapioca é usada como a massa da pizza e pode servir como forma de reduzir o consumo de trigo. A tapioca também pode ser temperada com alho e queijo parmesão, por exemplo.

 

O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.



Conheça os benefícios da mandioca

Embrapa Cerrados lança seis novas variedades de mandioca

Criado em 29/01/2016 - 14:32 e atualizado em 29/01/2016 - 12:31

Mais do programa