Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil participa da maior feira de produtores orgânicos do mundo

A BioFach acontece na Alemanha e o Ministério do Desenvolvimento

Acontece anualmente na Alemanha a maior feira de produtos orgânicos e de produção sustentável do mundo, a BioFach.

 

O Brasil Rural conversou com a chefe da assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Cristina Timponi sobre a participação do Brasil na feira.

 

O Ministério do Desenvolvimento Agrário participa da feira há 12 anos e possui stand próprio há dois. Com o objetivo de facilitar e fortalecer a capacidade de comercialização dos agricultores da agricultura familiar, o MDA levou representantes do Brasil para participar do stand. Os projetos participantes entraram em um edital e foram selecionados com base em critérios e requisitos da feira.

 

Para a BioFach de 2016 foram selecionados oito empreendimentos de várias regiões do Brasil e de diferentes tipos de produção. Os agricultores e empreendedores que participam da feira adquirem conhecimento em feiras internacionais e em fechar negócios para exportação, além de fazer contatos e poder mostrar seus produtos.

 

Em 2015, estima-se que foram fechados 4 milhões de dólares em negócios e a expectativa é esse valor chegue a 16 milhões de dólares em 2016. São 5846 famílias representadas e beneficiadas diretamente esse ano.

 

Além da participação na feira, os agricultores também conhecerão o mercado alemão. O Ministério do Desenvolvimento Agrário promoverá uma visita técnica para capacitar e gerar uma troca de experiência.

 

No final da feira nós organizamos junto com a embaixada do Brasil na Alemanha uma visita técnica onde os participantes, os empreendedores que estão lá vão fazer visitas in loco, em lojas especializadas em produtos orgânicos para entender como essas lojas, às vezes são lojas grandes, supermercados especializados em orgânicos, como elas fazem pra fechar negocio, como é o acesso ao mercado e também vão visitar a produção de orgânicos em geral”, explica Cristina Timponi.



Criado em 12/02/2016 - 13:21 e atualizado em 12/02/2016 - 11:19

Mais do programa