Brazlândia é conhecida pela tradicional Festa do Morango e este ano realizará pela primeira vez a Festa da Goiaba, para promover esse que é um dos principais frutos produzidos na região.
O Brasil Rural conversou com Magali de Ávila Fortes, gerente do escritório da Emater Alexandre de Gusmão, uma instituição parceira do produtor rural da região na produção de frutos e flores.
A ideia da festa existia há alguns anos, já que a região possui uma grande produção de goiabas e tem como objetivo incentivar o produtor, a abertura de novos mercados, o consumo e promover o cultivo da goiaba, uma cultura muito promissora na região.
A fruta, ainda pouco consumida, se destaca na região e se adéqua muito bem ao clima. São aproximadamente 170 hectares plantados na região.
O auge da produção se dá de fevereiro a março, quando há uma grande oferta. “A gente quer aproveitar justamente a época de maior produção para divulgar a importância desse produto. Até como forma nutricional, ele é uma fruta com muitos nutrientes e também incentivar para as pessoas saberem que tem aqui na região e valorizar os produtos da região também.” explica Magali.
As principais variedades produzidas são Paluma e Pedro Sato. A Paluma é mais utilizada para polpas, geleia e na indústria. Já a Pedro Sato, para consumo em natura.
A vocação para a produção de frutas em Brazlândia tem influência da imigração japonesa. Uma grande parte dos produtores são de descendência japonesa e conhecem técnicas, que compartilham com os outros produtores.
A 1ª Festa da Goiaba acontece no mesmo local da Festa do Morango. Será realizada nos dias 11, 12 e 13 de março e receberá atrações artísticas e a comercialização do fruto em natura e de derivados como geleia, goiabada, pamonha de goiabada, pastel de goiabada e diversas tortas em 23 bancas.
No domingo, dia 13, será ministrado a partir das 13 horas um minicurso de produtos derivados da goiaba, a geleia e ketchup de goiaba.
O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.