O Brasil perde grande parte da sua produção por causa do desperdício. Os dados dessa perda variam de acordo com a análise, mas estima-se que fique entre 15 e 35%, porém, em algumas culturas específicas, como frutas mais sensíveis, o desperdício passa dos 50%.
Parte dessa perda se dá pelo uso de embalagens inadequadas ou que não se adéquam a toda e qualquer fruta. Pensando nisso, a Embrapa Agroindústria de Alimentos, em parceria com outras duas instituições, desenvolveram modelos de embalagens que protegem melhor as frutas de choques que aceleram o processo de apodrecimento durante o transporte da produção. Além do material, o formato das caixas oferece abrigo mais adequado aos produtos preservando suas propriedades.
O pesquisador da Embrapa, Antônio Gomes Soares, explicou que criar um modelo de caixa para cada produto, diminui o estresse que ele sofre durante transporte e manuseio. “Imagina você embalar todo produto, seja fruta ou hortaliça, numa mesma embalagem plástica, você vai acondicionar o produto, mas você não está protegendo ele, aí, durante o transporte ele vai ter impactos, injúrias mecânicas, porque o produto sacode o tempo todo durante o transporte”, explicou.
Ouça a entrevista na íntegra no player acima.
O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.