A ferramenta que promete ajudar produtores de cana-de-açúcar a se planejar melhor quanto às oscilações do clima foi criada pela Esalq – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP. O Sistema TempoCampo que funciona no computador e também por aplicativo no celular, disponibiliza mapas meteorológicos mensais para a produção agrícola. Até março de 2017, eles pretendem inserir novas culturas como milho e soja.
Para falar sobre o assunto, o Brasil Rural desta sexta-feira (16) foi até Piracicaba/SP conversar com o professor de Agronomia e coordenador do Sistema TempoCampo, Fábio Marin. Segundo ele, o programa, existente há 6 meses, é resultado de mais de uma década de pesquisas na USP. Lançado neste 2º semestre, o aplicativo para celular já contabiliza acessos fora do Brasil e um bom retorno dos agricultores.
"Nos EUA, temos um número interessantes de acessos para o site e também baixando o aplicativo. Temos recebido também pedido para outras culturas e pretendemos, em breve, ampliar o Sistema para outros setores da agricultura brasileira", comemora o professor, apesar do aplicativo não estar disponível em inglês.
A entrevista na íntegra, você confere no player acima.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, sábado, às 7h, e domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. Apresentação de hoje: Miguelzinho Martins.