Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Embrapa publica inventário de recursos genéticos animais

Publicação com mais de 100 páginas ressalta a importância das raças

A Embrapa investe na conservação de recursos genéticos animais desde 1983. O objetivo é preservar raças de animais domésticos de interesse para a pecuária, conhecidas como localmente adaptadas, pois se desenvolveram no Brasil a partir de animais trazidos pelos colonizadores logo após o descobrimento.

 

Para aumentar o conhecimento sobre essas raças e a importância para a história da pecuária brasileira, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia publicou neste mês o Inventário de Recursos Genéticos Animais em parceria com mais 11 unidades de pesquisa da Embrapa. 

 

Para falar sobre esse material genético conservado, o Brasil Rural desta sexta-feira entrevistou a pesquisadora da Embrapa e uma das editoras da obra, Maria do Socorro Maués. Ao longo de mais de cem páginas, é possível encontrar  informações detalhadas sobre animais de interesse zootécnico, incluindo os mais utilizados na agropecuária, como bovinos, caprinos, suínos, bubalinos, equinos e ovinos, além de peixes, abelhas, muçuãs (pequena espécie sul-americana de tartaruga de água doce) e caititus, conhecidos popularmente como porcos do mato.

 

Do material genético conservado por criogenia há as raças bovino caracu e mocho nacional, entre outras. A ideia é que esse material não se perca e funcione como um banco genético para a continuidade da espécie. Atualmente já são feitas pesquisas com as variedades preservadas de algumas décadas.

 

"Nós temos 12 unidades que têm rebanhos e acervo genético. Cada uma tem um curador em seu núcleo que trabalha no sentido de pesquisa para agregar valor às raças. Mas há também um material que não mexemos. Nós temos o banco de germoplasma, o banco de DNA e tecido", aponta Socorro sobre os dados que permitem mapear a ocorrência no Brasil, a partir de referências à quantidade, comportamento e características específicas de cada uma das raças. 

 

Clique no player acima, para ouvir a entrevista completa.

 



O Brasil Rural vai ao ar às 6h, de segunda à sexta e aos domingos e às 7h no sábado, pela Rádio Nacional AM Brasília.

 



Criado em 27/01/2017 - 09:20 e atualizado em 27/01/2017 - 10:25

Mais do programa