Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça músicas clássicas de Ano Novo, no Caderno de Música

Caderno de Música faz um especial com as músicas mais ouvidas nos tradicionais Concertos de Ano Novo de Viena

Caderno de Música

No AR em 30/12/2017 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (30) traz algumas músicas clássicas muito tocadas durante as festividades de fim de ano, com destaque para os programas de Concertos de Ano Novo.

O concerto de ano novo mais famoso que existe é o de Viena, já que o local sempre possuiu uma grande tradição em bailes. Muitos músicos, inclusive, eram contratados somente para compor obras para festas dos grandes salões da corte. Mozart, por exemplo, escreveu centenas de danças quando assumiu o cargo de Compositor de Câmara Imperial, em 1787.

Entre os principais tipos de danças que eram executadas na época, estão os minuetos, a dança alemã e a valsa vienense, que revolucionou a maneira de se dançar da época. A valsa se tornou muito popular e é, até hoje, associada ao nome da família Strauss, em especial a Johann Strauss Primeiro e seu filho.

As obras da família Strauss não podem faltar no tradicional Concerto de Ano Novo de Viena, que teve sua primeira edição em 1939. A valsa “O Danúbio Azul”, de Strauss Jr, e a “Marcha Radetzky”, de Johann Strauss Primeiro, são peças obrigatórias nos Concertos de Ano Novo de Viena.

Ouça estas grandes obras no Caderno de Música deste sábado, que vai ao ar às 11h45, na MEC FM.

Criado em 28/12/2017 - 12:02 - Episódio Caderno de Música 30/12/2017

Mais do programa