No mês de junho, foram comemorados os 260 anos de nascimento do compositor português Antonio Leal Moreira. E o Caderno de Música deste sábado (28) faz um especial com a vida e obra deste importante nome da música de concerto dos séculos XVIII e XIX.
Leal Moreira nasceu em 30 de junho de 1758 e aos 8 anos entra para o Seminário da Patriarcal de Lisboa, onde estuda com João de Sousa Carvalho, o compositor português mais importante da época. Ele atuou como mestre da Capela Real durante boa parte da sua vida, quando compôs inúmeras obras sacras. A sua primeira obra do estilo foi a “Missa do Espírito Santo”, que foi cantada durante a aclamação da rainha Dona Maria Primeira de Portugal, em cerimônia realizada no dia 13 de maio de 1777.
Além de mestre de Capela e organista em Lisboa, António Leal Moreira foi também diretor de música teatral, tido como um dos mais talentosos e bem-sucedidos compositores cênicos de sua época. Ele escreveu ao todo 16 óperas, algumas em idioma italiano e outras em português. Aliás, depois de António Teixeira, ele foi o primeiro compositor a escrever óperas com texto em português. É o caso da sua ópera em um ato “A vingança da cigana”, de 1794.
Confira mais da vida e obra de Leal Moreira no Caderno de Música, vai ao ar no sábado, às 11h45, na Rádio MEC FM.