Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial "100 anos de Claudio Santoro" no Caderno de Música

Programa fala sobre a vida e obra do compositor, violinista e maestro brasileiro Claudio Santoro

Caderno de Música

No AR em 23/11/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (23) fala sobre a vida e obra do compositor, maestro e violinista brasileiro Claudio Santoro, cujo centenário de nascimento foi comemorado em novembro deste ano.

Nascido em Manaus, no dia 23 de novembro de 1919, Claudio Franco de Sá Santoro começou a estudar violino por volta dos dez anos de idade. Com apenas 13 anos, ele já chamava a atenção de todos na cidade, inclusive do próprio governo do Amazonas, que lhe concedeu uma bolsa de estudos para estudar no Conservatório de Música do Rio de Janeiro, onde posteriormente se tornou professor.

Além de grande violinista, Santoro também se interessou bem cedo pela regência e pela composição. Ele teve aulas com o mestre do dodecafonismo Hans-Joachim Koellreutter, integrando o famoso grupo Música Viva. Por volta dos anos 1950, ele se muda para a França, tendo aulas de composição com Nádia Boulanger, no Conservatório de Paris. Durante seu tempo na Europa, Claudio Santoro se tornou um compositor bastante respeitável, recebendo diversos prêmios e participando de importantes eventos da área. Aliás, este grande nome da música do século XX está entre os compositores brasileiros com maior projeção internacional.

Confira mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM. Clique no player acima para ouvir o programa na íntegra.

 

 

Tags:  Claudio Santoro

Criado em 22/11/2019 - 21:43

Mais do programa