Caderno de Música de deste sábado (07), e ao longo deste mês de dezembro, irá falar sobre alguns estilos musicais clássicos muito executados nesta época do ano. Nesta edição, o destaque será para as Cantatas.
A Cantata é um tipo de composição vocal para uma ou mais vozes, com acompanhamento instrumental e, às vezes, também com coro. Este gênero teve origem nos madrigais medievais e surgiu para se diferenciar das tocatas, que eram peças unicamente instrumentais.
A cantata é tida como o tipo mais importante de música de câmara vocal do período barroco. O gênero ficou um pouco esquecido nos períodos posteriores, como o Classicismo e o Romantismo, e retornou no século XX com alguns compositores que resgataram elementos da música antiga em suas obras. A cantata do século 20 mais conhecida é a famosa “Carmina Burana”, do compositor Carl Orff.
No Barroco, período áureo das cantatas, muitos compositores se destacaram no gênero, como Telemann, Scarlatti, Vivaldi e Haendel. O luterano Johann Sebastian Bach também deu uma importante contribuição para o estilo e compôs mais de duzentas cantatas, incluindo a BWV 147, que inclui o famoso coral “Jesus, Alegria dos Homens”. Embora não tenha sido escrito para a ocasião, essa obra é muito executada durante o fim de ano nas festividades de natal, inclusive em sua versão instrumental.
Conheça mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.