Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça as principais características das Cantatas, no Caderno de Música

Programa inicia uma série sobre os gêneros musicais clássicos mais executados nas festividades de fim de ano

Caderno de Música

No AR em 07/12/2019 - 11:45

Caderno de Música de deste sábado (07), e ao longo deste mês de dezembro, irá falar sobre alguns estilos musicais clássicos muito executados nesta época do ano. Nesta edição, o destaque será para as Cantatas.

A Cantata é um tipo de composição vocal para uma ou mais vozes, com acompanhamento instrumental e, às vezes, também com coro. Este gênero teve origem nos madrigais medievais e surgiu para se diferenciar das tocatas, que eram peças unicamente instrumentais. 
A cantata é tida como o tipo mais importante de música de câmara vocal do período barroco. O gênero ficou um pouco esquecido nos períodos posteriores, como o Classicismo e o Romantismo, e retornou no século XX com alguns compositores que resgataram elementos da música antiga em suas obras. A cantata do século 20 mais conhecida é a famosa “Carmina Burana”, do compositor Carl Orff. 

No Barroco, período áureo das cantatas, muitos compositores se destacaram no gênero, como Telemann, Scarlatti, Vivaldi e Haendel. O luterano Johann Sebastian Bach também deu uma importante contribuição para o estilo e compôs mais de duzentas cantatas, incluindo a BWV 147, que inclui o famoso coral “Jesus, Alegria dos Homens”. Embora não tenha sido escrito para a ocasião, essa obra é muito executada durante o fim de ano nas festividades de natal, inclusive em sua versão instrumental.

Conheça mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 06/12/2019 - 19:06

Mais do programa