Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Terceira Sinfonia de Beethoven marca o fim do período Clássico e início do Romantismo 

O Caderno de Música destaca uma das obras mais conhecidas deste compositor alemão, a Sinfonia Eroica

Caderno de Música

No AR em 17/08/2020 - 15:52

Na sequência da série sobre as Sinfonias de Beethoven, o programa Caderno de Música irá destacar uma das obras mais conhecidas deste compositor alemão: a Sinfonia número 3.

Ludwig van Beethoven é considerado um dos mais importantes compositores de Sinfonias. E através dessas obras, conseguimos analisar todo o seu processo de transformação e maturidade musical.  Também chamada de “Sinfonia Eroica”, a terceira sinfonia de Beethoven costuma ser bastante analisada pelos musicólogos, já que apresenta diversas características do período posterior. Na verdade, essa Sinfonia 3 é considerada por muitos como a obra que marca definitivamente o fim do Período Clássico e início do Romantismo. 

Entre os principais elementos do Período Romântico que a Terceira Sinfonia de Beethoven apresenta, está a sua extensa duração (praticamente o dobro do tempo das sinfonias clássicas). Além disso, esta obra possui um forte apelo emocional próprio do Romantismo, em especial no seu segundo movimento: uma marcha fúnebre, que se tornou muito frequente em ocasiões memoráveis. A obra foi finalizada em 1804 e pertence à segunda fase do compositor.
 
Ouça um trecho da Terceira Sinfonia, de Beethoven, de um álbum lançado agora em julho de 2020 pelo Le Concert des Nations e o seu maestro e fundador Jordi Savall.

bethoven

Capa do CD do Le Concert des Nations com obras de Beethoven.

Criado em 14/08/2020 - 15:52

Mais do programa