Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ignaz Holzbauer é o homenageado do Caderno de Música

Programa apresenta, também, o álbum “Schumann: Violin Concerto e Brahms: Double Concerto”, vencedor do BBC Music Magazine Awards de 2021

Caderno de Música

No AR em 12/09/2021 - 14:30

Você sabe quem foi Ignaz Holzbauer? Em comemoração aos 310 anos de nascimento, o Caderno de Música deste domingo (12) faz um pequeno especial com a vida e obra deste importante compositor austríaco do período clássico.

Ouça no player acima.

Ignaz Jakob Holzbauer nasceu em 18 de setembro de 1711 em Viena, na Áustria. Apesar da oposição dos pais, que queriam que o filho estudasse direito, Holzbauer preferiu seguir carreira musical e chegou a se tornar mestre de capela de Viena, um dos cargos mais prestigiados e cobiçados entre os músicos da época. Em 1753, Holzbauer compôs a ópera Il figlio delle selve, que foi um sucesso imediato.

Além de compositor, ele também atuou como professor e, entre seus principais alunos, estavam Anton Friedrich Fleischmann e Carl Stamitz. Ignaz Holzbauer morreu em 1783 e, durante os últimos anos de vida, já se encontrava totalmente surdo. Apesar da total perda auditiva, ele conseguiu continuar trabalhando e chegou a escrever uma última obra, intitulada Tancredi. Além de óperas, este versátil compositor escreveu oratórios, missas, motetos, ballets, música de câmara, concertos e sinfonias.

E na segunda parte do programa, confira mais um álbum vencedor do BBC Music Magazine Awards de 2021. Na categoria de melhor gravação de concerto, o CD vencedor foi o Schumann: Violin Concerto e Brahms: Double Concerto, lançado em novembro de 2019, e gravado pela NDR Radiophilharmonie, sob a regência de Andrew Manze, e participação dos solistas Antje Weithaas (violino) e Maximilian Hornung (violoncelo). O álbum também foi o “escolhido do editor” da Revista Gramophone, além de ter recebido elogios da crítica de importantes sites e revistas especializadas, como o Fanfare, o Music Web Internacional, e The Strad

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Tags:  Ignaz Holzbauer

Criado em 11/09/2021 - 12:46

Mais do programa