O Caderno de Música deste domingo (27) faz uma homenagem ao compositor e maestro William Walton, em comemoração aos seus 120 anos de nascimento.
Nascido em 29 de março de 1902, na cidade de Oldham, na Inglaterra, William Turner Walton é tido como um dos principais compositores da Grã-Bretanha. Ele era filho de um professor de música com uma cantora, e iniciou na área ainda na infância, tendo aulas de violino, piano e canto, e atuando como coralista na Igreja da Catedral de Oxford. Também começou a se arriscar na composição ainda cedo, e já chamava a atenção dos professores pelos excelentes manuscritos.
Ele se tornou aluno de grandes mestres, como Ernest Ansermet, Ferruccio Busoni e Edward J. Dent, e a partir daí, suas composições foram se tornando cada vez maiores, com destaque para sua suíte orquestral e balé Façade (de 1921), e a Abertura Portsmouth Point, de 1925, que trouxe ao compositor popularidade internacional.
O compositor se manteve ativo até o final da vida, investindo em criações dentro do seu próprio estilo, fazendo com que o trabalho se mantivesse notável aos ouvidos do público e da crítica. William Walton faleceu em 8 de março de 1983, em Ischia, na Itália. Uma pedra memorial em sua homenagem foi colocada ao lado das de Elgar e Britten.
O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.