Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o Especial 110 anos de Jean Françaix no Caderno de Música

Programa homenageia também o pianista americano Nicholas Angelich

Caderno de Música

No AR em 22/05/2022 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (22) traz um pouco da vida e obra do compositor francês Jean Françaix, em comemoração ao seu aniversário de 110 anos. 

Com um estilo musical elegante tipicamente neoclássico, Jean René Désiré Françaix foi um notável pianista, orquestrador e compositor francês do século XX. Ele nasceu em Le Mans, na França, em 23 de maio de 1912, e morreu em Paris, em 25 de setembro de 1997, aos 85 anos de idade. Sua vasta produção inclui obras de diferentes estilos e formatos, como óperas, balés, peças orquestrais, corais e canções. 

Apesar de ter sido um dos grandes pianistas que já existiu, as obras de Jean Françaix que mais chamam a atenção foram escritas para instrumentos de sopro e de cordas, e em formato camerístico. Françaix estudou no Conservatório de Paris com a disputada professora de piano Nadia Boulanger. Ele também foi um brilhante pianista virtuoso e chegou a fazer diversas turnês internacionais.  

O programa também homenageia outro importante nome do piano mundial: o americano Nicholas Angelich, que faleceu recentemente, em 18 de abril de 2022, aos 51 anos de idade. 

Vindo de uma família de músicos, Angelich estreou no palco com apenas sete anos de idade, e já no início da sua carreira recebeu alguns dos mais importantes prêmios da área. Suas gravações constantemente recebiam destaque nas principais revistas especializadas (como a BBC Music Magazine e a Gramophone), ficando mundialmente conhecido principalmente por suas interpretações poderosas das obras de piano solo e música de câmara de Johannes Brahms. 

Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Tags:  Jean Françaix

Criado em 17/05/2022 - 14:46

Mais do programa