Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Homenagem ao organista Simon Preston, no Caderno de Música

No programa, um pouco da variada discografia de Simon Preston, com obras de Purcell, Bach e Camille Saint-Saëns

Caderno de Música

No AR em 31/05/2022 - 16:07

O Caderno de Música deste domingo (06) destaca a carreira do incrível organista, regente e compositor inglês Simon Preston, que nos deixou no último dia 13 de maio, aos 83 anos de idade. 

Simon Preston fez sua estreia profissional no Royal Festival Hall, em Londres, em março de 1962, realizando os solos de órgão na Missa Glagolítica, de Janáček. Pouco tempo depois, foi nomeado Sub-Organista da Abadia de Westminster, e logo passou a se apresentar no Henry Wood Promenade Concerts. Durante esse período, ele trabalhou com muitos maestros famosos, incluindo Leopold Stokowski, Pierre Monteux e mais tarde Leonard Bernstein e Benjamin Britten. 

Em 1965, Simon Preston fez sua primeira turnê pelos Estados Unidos e Canadá. E quando deixou a Abadia de Westminster, em 1967, já era um artista aclamado internacionalmente. O músico conquistou grande notoriedade com sua discografia, que inclui mais de 50 CDs desde o repertório Renascentista e Barroco, até obras de compositores pós-modernistas e contemporâneos, com destaque para as gravações de Olivier Messiaen. 

Entre as suas principais gravações, estão as peças para órgão de Messiaen; o levantamento de todas as obras para órgão de Bach; e as gravações completas dos concertos para órgão de Handel. Também recebem destaque as suas gravações de Liszt e Gibbons, além das obras sinfônicas de Saint-Saëns, Poulenc e Copland.

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 31/05/2022 - 16:07

Mais do programa