Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

140 anos de Igor Stravinsky, no Caderno de Música

O programa destaca algumas das obras mais marcantes deste importante nome da música russa do século 20

Caderno de Música

No AR em 19/06/2022 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (19) celebra os 140 anos de nascimento de um dos principais compositores do século 20: Igor Stravinsky, com destaque para os seus três principais balés. 

Filho de mãe pianista, Stravinsky começou a estudar piano ainda na infância. Mas, por orientação de seus pais, formou-se inicialmente em Direito, e só depois seguiu profissionalmente na música. Durante a sua juventude, Stravinsky conhece o compositor Rimsky-Korsakov, que acabou se tornando o seu mentor até o fim de sua vida, em 1908. Outra grande influência na vida de Stravinsky, ainda durante a sua infância, foi o compositor Tchaikovsky. Muitos dizem, inclusive, que Tchaikovsky foi o principal responsável por despertar o desejo de Stravinsky em se tornar compositor. 

Aos 27 anos, Stravinsky foi descoberto pelo famoso empresário artístico Serguei Diaghilev, diretor da companhia de balé “Ballet Russes”, com quem trabalhou por cerca de 20 anos. Um dos seus primeiros balés para a companhia foi “O Pássaro de Fogo”, inspirado em contos populares russos, que estreou em 1910, na Ópera de Paris, e obteve grande sucesso. 

Mais ou menos um ano depois, em 1911, Stravinsky estreou o seu segundo balé, “Petrushka”, que o consagrou ainda mais como um dos grandes nomes da composição russa para balé. 

E em 29 de maio de 1913, Stravinsky estreou a sua famosa “Sagração da Primavera” em parceria com o pintor Nicolas Roerich “responsável pelos cenários e figurinos), e coreografia original de Vaslav Nijinsky. Com o subtítulo de “Quadros da Rússia pagã em duas partes”, o balé foi recebido com estranhamento pelo público, sendo amplamente criticado devido à coreografia nada convencional e à originalidade musical explorada por Stravinsky. Apesar do estranhamento do público e da crítica conservadora, “A Sagração da Primavera” foi uma verdadeira revolução na arte e, com ela, Stravinsky se tornou um dos maiores nomes de toda a história da música. 

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 18/06/2022 - 12:10

Mais do programa