Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música destaca 125 anos de Alexandre Tansman

Confira, no programa, um pouco da trajetória deste importante compositor, pianista e maestro franco-polonês do século XX

Caderno de Música

No AR em 12/06/2022 - 14:30

O Caderno de Música, deste domingo (12), celebra os 125 anos de nascimento do compositor, pianista e maestro franco-polonês Alexandre Tansman. 

Natural da Polônia, Alexandre Tansman foi um dos representantes do neoclassicismo e seu estilo de composição possui fortes elementos em suas raízes étnicas polonesas. Apesar de não estar entre os mais populares compositores do século 20, ele foi um dos responsáveis por influenciar e testemunhar o curso da história musical durante este período. 

Desapontado com a falta de reconhecimento em sua terra natal, Tansman se muda para Paris em 1919, onde conhece Ravel, que se torna o seu grande incentivador e mentor. Ainda na França, Tansman se torna amigo dos membros do Les Six, e começa a integrar o École de Paris, junto a outros compositores que compartilhavam a mesma visão estética. Neste período, ele também conheceu alguns compositores de diferentes estilos e nacionalidades, como Stravinsky, Prokofiev, Gershwin e Bartok. Outra amizade que foi significativa na carreira de Alexandre Tansman foi a do cineasta Charles Chaplin, para quem ele dedicou o seu Segundo Concerto para Piano, escrito em 1927 e com diversas influências musicais, incluindo o jazz.

Confira mais no Caderno de Música. Domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 05/06/2022 - 14:39

Mais do programa