Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música segue com homenagem a Darius Milhaud

Programa traz um pouco da trajetória e principais composições deste importante nome da música francesa do século XX

Caderno de Música

No AR em 11/09/2022 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (11) segue com o especial "130 anos de Darius Milhaud", com um pouco da trajetória e principais composições deste importante nome da música francesa do século XX.

Darius Milhaud nasceu em Marselha, em 4 de setembro de 1892, e estudou no tradicional Conservatório de Paris, onde teve aulas com Charles-Marie Widor, André Gedalge e Paul Dukas. Com um pouco mais de 20 anos de idade, Milhaud fica próximo do diplomata e poeta francês Paul Claudel, chegando a trabalhar com ele na cidade do Rio de Janeiro. Durante os quatro anos em que esteve no Brasil, Darius Milhaud se encantou com a cultura do nosso país, e algumas de suas composições mais famosas foram inspiradas na paisagem e ritmos brasileiros. É o caso da suíte de danças Saudades do Brasil, o balé O Boi no Telhado e Scaramouche

Considerado um dos compositores mais prolíficos do século XX, Darius Milhaud escreveu para praticamente todos os gêneros, sempre buscando introduzir elementos inovadores principalmente na harmonia e ritmo. Ele fez parte do importante grupo francês intitulado Les Six (Os seis), junto com Georges Auric, Louis Durey, Arthur Honegger, Francis Poulenc e Germaine Tailleferre. Influenciados por Satie, a principal proposta do grupo era a busca por uma nova forma de produzir música, diferente dos estilos wagnerianos e impressionistas predominantes da época. Boa parte das obras de Milhaud seguiu a proposta do Les Six, incluindo a influência do jazz em sua forma mais legítima.

Confira mais no Caderno de Música. Domingo, às 14h30, na MEC FM.

Tags:  Darius MIlhaud

Criado em 06/09/2022 - 13:33

Mais do programa