Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba mais da obra de Sigfrid Karg-Elert, que nasceu há 145 anos

Confira um trecho do “Rachmaninov: Dissonance”, mais um álbum vencedor do Gramophone Awards de 2022.

Caderno de Música

No AR em 20/11/2022 - 14:30

No Caderno de Música deste domingo (20), vamos fazer uma homenagem pelos 145 anos de nascimento de Sigfrid Karg-Elert. O compositor e professor alemão nasceu em Oberndorf, em 21 de novembro de 1877 e faleceu em 9 de abril de 1933, em Lípsia. Ele é considerado, junto com Reger, um dos principais compositores para órgão da virada do século 19 para o 20.

O Caderno de Mùsica vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Um fator importante na trajetória de Sigfrid Karg-Elert foi a sua amizade com o compositor Edvard Grieg, que além de influenciá-lo em seu estilo de compor, também apoiou a sua carreira, apresentando-o a novas áreas de estudo e o recomendando a editores. Além de Grieg, Karg-Elert também recebeu influências de Scriabin, Schoenberg, Debussy e Bach. Este último principalmente em suas composições polifônicas para órgão.

E na segunda parte do programa, conheça mais um álbum vencedor do Gramophone Awards de 2022, desta vez na categoria de melhor gravação de canções. Lançado em março de 2022 e gravado pela soprano lituana Asmik Grigorian e o pianista russo-lituano Lukas Geniušas, o CD “Rachmaninov: Dissonance” reúne obras vocais cuidadosamente escolhidas pela soprano pelos contrastes que geram quando agrupadas. Segundo ela, “a maioria das canções de Rachmaninov realmente tem poder operístico, como se fossem mini-óperas”. 

 

Criado em 20/11/2022 - 06:00

Mais do programa