Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça especial sobre 150 anos de Max Reger

Programa também destaca a música alemã dos séculos XIX e XX, com obras de Brahms, Reger e Paul Hindemith

Caderno de Música

No AR em 26/03/2023 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (26) destaca a música alemã a partir do Romantismo, além de celebrar os 150 anos de nascimento do compositor Max Reger. 

Na virada dos séculos XVIII para o XIX, temos aquele que inaugura o romantismo e é, ainda hoje, tido como um revolucionário à frente de seu tempo: Ludwig van Beethoven. E, posteriormente, entre as inúmeras transformações que ocorreram na Alemanha no período romântico destaca-se o desenvolvimento da canção, também chamada de lied, que geralmente é escrito para voz e piano e adaptado de um poema lírico. Apesar de o maior compositor de Lied ser o austríaco Franz Schubert, o gênero foi amplamente utilizado na Alemanha por compositores como Robert Schumann e Johannes Brahms. 

E na virada do século XIX para o XX, ainda dentro da estética do Romantismo, há um dos grandes nomes da música alemã, Max Reger, que nasceu em 19 de março de 1873. Em 2023 são comemorados os 150 anos de nascimento deste compositor, pianista, maestro, organista e professor alemão. 

Reger compôs mais de duzentos Lieder, além de peças para quase todos os gêneros e formações, desde obras de câmara, corais, até grandiosas composições para orquestra. Ele também contribuiu significativamente para o repertório romântico para o órgão e o piano, sendo, muitas vezes, considerado o sucessor de Brahms na tradição genuinamente germânica. Adepto da chamada “música absoluta”, Max Reger manteve o legado de Beethoven, Schumann e Brahms ao seguir com o estilo iniciado pelo mestre alemão Bach. Reger, porém, buscou unir as formas de composição tradicionais com as ideias modernas de harmonia que estavam sendo aplicadas na virada do século, resultando em obras bastante complexas e com identidade própria do compositor. 

E, chegando no século XX, três compositores alemães distintos se sobressaem: Weill, Orff e Hindemith. Kurt Weill compunha uma música engajada, com propósito social e teve como parceiro o dramaturgo Bertold Brecht. Perseguido pelo nazismo, Weill se viu obrigado a migrar para os Estados Unidos, onde sofreu influência da música negra e dos musicais norte-americanos. Já o alemão Carl Orff, compositor da famosa Carmina Burana, também era um músico engajado, principalmente na questão educacional. O método Orff de ensino de música serve até hoje de inspiração para professores e é adotado por inúmeras instituições. Quem também se dedicou à área pedagógica foi Paul Hindemith, que possui métodos amplamente utilizados por estudantes de música. O regime nazista também fez com que Hindemith fosse morar nos Estados Unidos, onde escreveu algumas de suas principais obras. 

Tags:  Max Reger

Criado em 26/03/2023 - 14:30

Mais do programa