Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Música e história: Caderno de Música traz mais uma edição da série

A composição de destaque do programa será "Quadros de uma Exposição", de Mussorgsky

Caderno de Música

No AR em 10/09/2023 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (10) traz mais uma edição da série “Música e História” e aborda alguns aspectos do Romantismo e sua relação com outras linguagens artísticas.

Assim como ocorre em todas as épocas e estilos, o Período Romântico foi um movimento gradual e evolutivo, que se estendeu por décadas e se desenvolveu de maneira diferente em várias partes do mundo. No entanto, o seu início na música é geralmente associado ao final do século XVIII e início do XIX, quando as artes começaram a espelhar o pensamento individualista e as mudanças sociais impulsionadas pela revolução industrial. Aos poucos, os artistas começaram a se desprender de regras e estilos característicos do Classicismo, deixando os sentimentos falarem mais alto em suas produções. 

Os compositores românticos tinham frequentes laços com outras formas de expressão artística de sua era, como pintura, literatura e escultura, usando essas obras de arte como fontes inspiradoras. Além de sentimentos como o amor e a paixão, outros temas, como paisagens naturais, contos de fadas, misticismo e o sobrenatural, também serviam de inspiração para as composições românticas.  

Nesse período, a música descritiva (ou programática), floresceu com grande popularidade. Um exemplo notável é a série "Quadros de uma Exposição," uma suíte para piano composta em 1874 pelo compositor russo Modest Mussorgsky. Esta obra é uma representação sonora de uma visita de Mussorgsky a uma exposição de obras do arquiteto e pintor Viktor Hartmann. Cada movimento da suíte é baseado em uma obra individual de Hartmann, embora algumas delas tenham sido perdidas ao longo do tempo. “Quadros de uma Exposição" tornou-se uma peça de destaque para pianistas virtuosos. Ela também ganhou ampla notoriedade através de orquestrações e arranjos feitos por outros compositores, sendo a adaptação para orquestra de Maurice Ravel em 1922 a mais conhecida de todas.

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 10/09/2023 - 14:30

Mais do programa